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Dicas para implementar sistemas e automatizar seu e-commerce
Atualizado: 1 de out. de 2020
O gerenciamento de um negócio (como por exemplo, um site de vendas de plano de saúde para empresas) é uma tarefa complexa, que exige tempo e dedicação, por isso é fundamental implementar sistemas e automatizar o e-commerce visando aumentar a eficiência dos processos.

Em muitos casos para realizar tarefas manualmente é preciso dispor de tempo e conhecimentos muito específicos.
Sendo assim ter à disposição uma boa ferramenta de gestão que consiga unir grande parte deles facilita muito a gestão no dia a dia de uma empresa.
Assim ocorre a redução de gastos, bem como das falhas humanas que os colaboradores cometem constantemente durante as operações.
Por isso nesse caso as empresas usam o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para obter justamente um maior controle das suas operações de maneira geral, integrando os diversos setores.
Dessa forma os sistemas de automatização proporcionam maior eficiência e, consequentemente maior competitividade. Se você quer saber mais sobre isso e sobre a automatização do marketing, continue lendo esse artigo.
Veja como implementar sistemas e automatizar o seu negócio
Hoje em dia com os avanços tecnológicos constantes deve-se investir em ferramentas inovadoras que proporcionem uma maior competitividade frente aos concorrentes.
Isso porque além de simplificar as tarefas e tornar os processos mais rápidos esses sistemas fazem com que as falhas humanas sejam minimizadas.
No entanto para aproveitar ao máximo os benefícios desse sistema é essencial conhecer em detalhes cada uma das suas funcionalidades, saber como aplicá-las corretamente e, a partir disso planejar detalhadamente as estratégias a serem usadas.
Veja agora algumas estratégias muito importantes para automatizar o seu e-commerce.
1 - Tenha controle das compras
Alguns sistemas como o ERP permitem a facilitação dos processos de compra, pois com eles é possível transmitir informações sobre a venda de produtos e assim automatizar o processo de compra.
Para fazer isso da maneira adequada é preciso usar um módulo para ordens de compra, inclusive internacional se for o caso.
Ademais ao automatizar a entrada das notas fiscais de fornecedores também é essencial para que problemas por falta de produtos em estoque sejam evitados.
2 - Integração com a emissão de notas fiscais
Um boa maneira de automatizar o seu e-commerce é por meio da integração dos sistemas de emissão de notas fiscais, cálculo de impostos e emissão de boletos.
Com isso não é preciso perder o seu tempo se preocupando com o cálculo dos tributos de acordo com a lei e o enquadramento do seu negócio.
Isso minimiza muitas falhas, visto que grande parte delas se refere à problemas nos cálculos referentes ao pagamento de impostos.
Assim montam-se as planilhas mais facilmente, mas com esse recurso isso acaba sendo praticamente dispensável visto que os cálculos são feitos automaticamente.
3 - Controle de custos
Você pode usar um sistema que automatize os recebimentos e pagamentos do seu e-commerce, por meio da centralização do fluxo de dinheiro.
Automatizar esse processo permite que a comunicação com o seu cliente seja feita de maneira clara, de modo que se evite inclusive possíveis problemas com não pagamentos de fornecedores.
4 - Melhor controle dos estoques
Automatizar seu e-commerce por meio de sistemas tecnológicos permite entre outras coisas fazer a união entre os estoques físicos e virtuais.
Dessa forma automaticamente quando um produto é comprado por meio do site na web, é dado baixa dele no sistema de estoque físico.
Com isso é possível evitar que os produtos permaneçam disponíveis na sua loja mesmo quando já não existem unidades em estoque, frustrando assim o seu cliente.
5 - Uma melhor experiência aos seus clientes
Entre os benefícios da automatização do seu e-commerce, um dos mais importantes é a eliminação de falhas.
Cometem-se muitos erros devido a problemas de digitação e outros exemplos de manipulação errônea de informações.
Com a automatização pode-se facilmente melhorar isso, levando o usuário a um maior nível de satisfação, que o leva tanto a indicar a empresa a outras pessoas quanto a comprar novamente.
6 - Não esqueça da importância de analisar os dados
O sistema ERP é uma ótima maneira de fazer não apenas a gestão estratégica de uma empresa, como também de analisar os resultados obtidos.
Assim você pode avaliar os feedbacks de todos os setores do negócio e, assim elaborar estratégias específicas voltadas para minimizar problemas existentes e melhorar assim a eficiência.
Visto isso usar um sistema ERP ou qualquer outra ferramenta de automatização do seu e-commerce é uma excelente forma de deixá-lo mais inovador e competitivo frente aos seus concorrentes.
Veja quando automatizar o marketing
Se você está começando com o seu e-commerce ou se já está no mercado há algum tempo mas vem percebendo que as vendas caíram, então essa é uma boa hora para investir em marketing.
Veja o porquê de fazer isso:
Melhora os seus resultados e produtividade
Você deve saber que o trabalho repetitivo cansa muito e, por isso em geral os profissionais ficam desmotivados com isso.
Portanto nesse caso o desempenho geral passa a ser inferior ao desejado, piorando muito os indicativos da sua empresa.
Então você precisa agir de modo a buscar novas ferramentas que substituam as pessoas nessas funções pouco estimulantes.
Direcione os dados e bata as suas metas
Uma das principais questões de automatizar o seu e-commerce é que é preciso integrar a ferramenta corretamente à sua plataforma.
Somente assim é possível facilitar a gestão e a organização dos processos sem fazer com que eles fiquem mais difíceis e complexos.
Então a partir disso você deve utilizar as métricas obtidas para propor melhorias que realmente proporcionem bons resultados.
Sendo assim qualquer empresa, seja ela grande ou pequena pode se beneficiar muito com a aplicação de ferramentas eficientes voltadas para a automatização do marketing.
Conclusão
Com a grande disponibilidade de ferramentas para a automatização dos processos nas empresas, está cada vez mais fácil obter benefícios como:
Melhor aproveitamento do tempo de trabalho;
Nutrição de leads;
Maior eficiência dos processos;
Redução de erros;
Maior satisfação do cliente;
Aumento do faturamento.
Obtém-se muitos benefícios ao automatizar os processos, por isso vale a pena fazer esse investimento na sua empresa.