top of page
  • Foto do escritor8sa

Gestão de senhas: 6 práticas para manter sua empresa segura

Atualizado: 30 de jun. de 2023

Os computadores da sua empresa armazenam uma série de senhas e dados que são importantes para o funcionamento do negócio. Por esse motivo, a gestão de senhas é fundamental nos dias atuais, já que permite manter esses dados sensíveis devidamente seguros.


A segurança de dados é um assunto frequente por aqui, já que somos especialistas em resolver e evitar problemas de tecnologia no seu negócio. Por isso, continue a leitura e veja 6 práticas para manter sua empresa segura.


Usuário digitando uma senha segura


1. Altere senhas importantes regularmente


Por mais que a tecnologia ofereça soluções relevantes para a segurança de dados vulneráveis, vazamentos podem acontecer. Por esse motivo, manter sua senha sempre atualizada é uma maneira de se prevenir contra vazamentos. Ao menor sinal de vulnerabilidade, troque as senhas!

Atualizar senhas também protege a empresa de ataques de ex-colaboradores com más intenções. Por isso, incluir essa etapa no check-out dos colaboradores é fundamental para se manter livre de ataques.


2. Construa uma senha forte


A força da senha é fundamental para que ela cumpra a sua função: proteger acessos contra pessoas indevidas. Uma senha forte deve combinar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. É importante que não tenha ligação com a empresa, como o número do telefone, CNPJ ou data de fundação.

Senhas óbvias também devem ser evitadas, como trechos de músicas famosas, datas de nascimento, combinações numéricas ou alfabéticas conhecidas e outras. É sempre melhor que seja uma combinação aleatória.


3. Não anote a senha em qualquer lugar


Deixar a senha anotada em cima da mesa, em agendas que permanecem no escritório ou em qualquer outro lugar facilmente acessado por outras pessoas não é uma boa ideia. Se anotar a senha no próprio computador, certifique-se de que a senha de acesso é conhecida apenas por você. Incentive toda a equipe a seguir essas instruções de segurança.


4. Verifique se a combinação não foi exposta na dark web


Infelizmente há muitas pessoas com más intenções no meio digital. Por esse motivo, você pode contar com uma empresa especializada em gestão de senhas e tecnologia para empresas, como é o caso da SysAdmin. Em nossos serviços oferecidos, verificamos para a sua empresa se as suas senhas foram expostas.


5. Não compartilhe senhas


Um grave problema relacionado à gestão de senhas é o compartilhamento. Muitas pessoas costumam utilizar a mesma combinação de e-mail e senha em diversos sites e apps diferentes e o mesmo ocorre em empresas. Por mais que seja uma estratégia simples para memorizar senhas, em possíveis vazamentos todos as informações de login que usam essa senha estarão comprometidas. Evite!


6. Use gerenciadores de senhas


Por fim, você também pode fazer a sua gestão de senhas com o auxílio de softwares como Dashlane ou LastPass, que são capazes de gerar senhas mais complexas e seguras, além de armazená-las. Assim, sua empresa constrói senhas fortes com mais facilidade e ainda não tem o problema de esquecer.


Conte com a SysAdmin Tecnologia para resolver e evitar problemas de tecnologia na sua empresa. Somos especializados em estratégias de segurança virtual. Acesse nosso site e conheça nossos serviços.

40 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page